segunda-feira, 24 de maio de 2010

A entrevista a seguir foi feita com uma adolescente chamada Caroline de 15 anos.
Para ela foram feitas cinco perguntas relacionadas sobre sua fase de vida.
O trabalho será apresentado da seguinte maneira serão colocadas às perguntas e suas respostas estarão sendo relacionadas com referencial teórico sobre a fase da adolescência.


1° Como se sente nesta fase da sua vida?

Às vezes me sinto feliz, pois tenho pessoas que eu amo ao meu lado, mas às vezes fico triste porque me sinto sozinha mesmo estando com minha família, com isso gosto de ficar no meu quarto, sozinha e quietinha. Sinto-me diferente das pessoas não sei o porque, mas me sinto, às vezes brigo com as pessoas e acabo afastando-as de mim então sofro com isso.

Segundo Aberastury (1981).
Faz parte da fase da adolescência sentimento de solidão típico de adolescente, que apresentam estes períodos em que se encerram em seus quartos, isolam-se e se retraem.
Como o adolescente está na sua busca pela identidade, o individuo recorre como comportamento defensivo à busca de uniformidade, que pode proporcionar segurança e estima pessoal.


2° Como você descreve seu grupo de amigos?

Legais até porque tenho muitos amigos, mas são de grupos bem diferentes, não são todos iguais.
Como a adolescência é a busca da identidade a pesquisada não busca sua identidade em apenas um único grupo de amigos, pois segundo ela seus amigos são de grupos diversificados deixa claro que não são todos iguais.

Conforme Aberastury (1981).
É no grupo que o indivíduo adolescente encontra um reforço necessário para o aspecto mutáveis do ego que se produz neste período de vida, desta maneira o fenômeno grupal adquire uma importância transcendental.

3° Como é sua relação com seus pais?

Com minha mãe uma maravilha eu amo ela só que às vezes brigamos, ela não me entende, mas graças a Deus não é nada sério. Com meu pai não é muito boa, pois a gente quase nem se fala porque ele e separado da minha mãe e já tem outra família.

Vale ressaltar Aberastury (1981). Descreve que as mudanças de humor são
típicas da adolescência e é preciso entendê-las sobre a base do mecanismo de projeção e de luto pela perda de objetos, neste caso faz se entender o luto pelos pais da infância, fala ainda que amor, ódio, culpa, reparação, são intermitentemente vividos com intensidade e são rapidamente eliminados, para voltar a ocupar posteriormente o pensamento, num processo constante de aprendizagem que significa este jogo de manejo objetal e afetivo.


4° Descreva seus desejos atualmente e suas dificuldades?
Por enquanto tenho só um desejo, terminar meus estudos. Tenho dificuldades de me relacionar com as pessoas, pois falo tudo o que penso e com isso magoou muitas pessoas que gosto.

De acordo com Aberastury (1981).
O adolescente pensa e fala muito mais do que age. Acredita na comunicação verbal e dela precisa frustra –se quando não é escutado e compreendido


5° quais são suas expectativas para o futuro?

Pretendo fazer um curso de enfermagem e me profissionalizar para entrar no mercado de trabalho, me casar e claro né e ter muitos filhos e uma família muito feliz e grande.

Segundo Aberastury (1983).
O adolescente sente que deve planejar sua vida (controlar as mudanças) surgindo nele paralelamente à necessidade de adaptar o mundo externo a suas necessidades imperiosas. Daí sua ânsia de reforma social.

É na adolescência que o individuo planeja seu novo plano de vida exige-lhe delinear o problema dos valores éticos, intelectuais, afetivos, implica o nascimento de novos ideais e a aquisição da capacidade de lutar para consegui-los. Quer dizer implica um distanciamento do presente, e com isso a fantasia de projetar-se no futuro e ser, idealizando-se com e como os pais.




Referências Bibliográficas

ABERASTURY, Arminda, Mauricio Knobel. Adolescência normal um enfoque psicanalítico: Porto Alegre, Arte Médicas, 1981

ABERASTURY, Arminda, e colaboradores Adolescência Porto Alegre, Arte Médicas 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário